"Gananciosa", lá diriam os xutos & pontapés. Uma das condições mais preferencialmente evitável é estupidez humana. Mais preferencialmente evitável porque, quando temos de lidar com ela diariamente, o combate dita cuja pode tornar-se uma tarefa titânica.
Por estupidez humana pode-se considerar a incapacidade de admitir a veracidade total ou parcial de outros pontos de vista.
O estúpido é , na minha opinião, aquele que é incapaz de ouvir o que os outros têm a dizer, regurgitando com mais ou menos frequência alarvidades que , não pela sua essência, mas pelas características do seu emissor, tornam-se impossíveis de refutar.
Confusos? Eu também. Mas, adiante.
Como é que se explica a um estúpido que ele não tem razão ?
Esta é uma questão que remonta ao princípio dos tempos. Já Sócrates, numa sábia humildade dizia " Só sei que nada sei ".
Os estúpidos que conheço são uma versão refinada desta afirmação. Se tivermos o azar de
dialogar(?) com eles, fazem questão de nos mostrar e a todas as pessoas ao redor que sabem de tudo. Se cometermos a infelicidade de os provocar com :
- Olha lá, mas tu tens a mania que sabes tudo ?
A resposta é pronta
- Eu ? Eu só sei que nada sei !
E com esta resposta, o estúpido prova a tudo e todos que afinal é humilde. No entanto, deixa uma vez mais passar a mensagem que é sábio . Perverso, não é ?
Antídoto ? Costuma dizer-se: " Não discutas com gente estúpida , pois desces ao nível deles e perdes a discussão por falta de experiência ".
Esta fórmula pode até funcionar , mas infelizmente existem as excepções à regra.
Posso garantir, com conhecimento de causa, que um BOI estúpido é a excepção.
Isto porque, sendo o campeão dos estúpidos, passa a vida a marrar com os cornos em tudo o que se mexe.
E com bois , muda o caso de figura.
Não podemos simplismente ignorá-los, há que toureá-los.
0 Comments:
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial